Verão europeu Final, by Tamy! Paris!!

Oi, gente!

Estou aqui para falar da última parada da minha viagem: Paris.

Confesso que escrever sobre Paris não é nada fácil, pela grandiosidade da cidade e pela imensidão de opções do que fazer e de lugares para conhecer por ali, o que torna MUITO DIFÍCIL a tarefa de resumir em um único post as melhores dicas da cidade. Mas vou tentar fazer o melhor possível, ok?!

Primeiro, gostaria de comentar o lado cultural de Paris, que é riquíssimo. Tem certos pontos turísticos que são parada obrigatória para visitação na primeira vez que você vai à cidade. Desta vez, confesso que não fui nesses lugares porque eu já conhecia e por isso não tenho fotos, mas aqui vão as dicas que eu recomendo fortemente: o Musée du Louvre, é claro, onde se encontra o famoso quadro da Monalisa, o Musée d’ Orsay, o Petit e o Grand Palais, a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a basílica de Sacré coeur e a catedral de Notre Dame. Para mim estes são os primeiros pontos turísticos que você precisa conhecer em Paris, para começar a ter noção da riqueza cultural da cidade-luz. Isso sem contar o Château de Versailles, que não fica em Paris, mas situa-se bem próximo e vale muito a pena visitá-lo. Este foi um que eu fui desta vez só, porque das outras vezes não tive coragem de enfrentar suas filas gigantescas. Mas desta vez, compramos os ingressos antes e vale muito a pena! Não peguei fila e amei a visita! É um palácio grandiosíssimo e que está em ótimas condições, já que é muito bem cuidado e sofre constantes reformas para mantê-lo intacto. O jardim é simplesmente encantador e acho que a sala que eu mais gostei de lá foi a famosa Sala dos Espelhos. Nunca vi tantos lustres maravilhosos em uma mesma sala, como eu vi lá! Aqueles reis eram meio megalomaníacos naquela época né?! Fala sério, é lindo, mas quem precisa de tanto lustre?! Hahahah! E para completar, amei as estátuas gigantes dos peep toes do rei! Sim, do rei, e não da rainha!!!!! Naquela época, o rei usava sapato de salto alto, já que ele era muito baixinho (dizem as más línguas que ele não passava de 1,60 de altura) e usava essa pequena “emenda” para ficar mais alto e demonstrar poder! Quem começou com isso foi o rei Louis XIV, sendo que, inicialmente, os saltos faziam parte do vestuário masculino e, somente no reinado do Louis XV, os calçados se popularizaram e passaram a ser usados por mulheres também. Interessante, né? Quem diria que os sapatos de salto, hoje tão difundidos no universo feminino, já fizeram parte do vestuário masculino?!

SALA DOS ESPELHOS
SALA DOS ESPELHOS
Escultura sapato de salto do rei
Escultura sapato de salto do rei

No que diz respeito às compras, meus lugares favoritos em Paris sempre foram a Printemps e a Galerie Lafayette, lojas de departamento enormes e lindas. Mas, dessa vez, confesso que achei a Printemps mil vezes melhor que a Lafayette. Em termos de organização, não tem comparação…. Estava tudo em liquidação na época que eu fui e a Printemps estava impecável, super arrumada e tal, ao contrário da Lafayette. Além disso, a primeira tem investido em uns serviços bem legais como o seguinte: a loja disponibiliza uma equipe de personal shoppers, que ficam à disposição dos clientes e falam várias línguas, como um serviço gratuito. Isso é bem legal, porque tem muita gente que quer muito comprar, mas não sabe o que está na moda ou não sabe combinar as peças direito e isso resolve totalmente o problema! Esse profissional ajuda as pessoas a escolher as roupas e acessórios e a combiná-los de forma adequada, ajudando muito no momento da compra para quem precisa.

PRINTEMPS
PRINTEMPS

Com relação aos restaurantes, acho que, aproveitando a dica das compras na Printemps, vale a pena comentar a respeito do restaurante que se situa na própria loja: Brasserie Printemps. Ele se localiza no sexto piso da ala feminina e oferece comidinhas gostosas, por um preço acessível e é bem prático para comer bem e sem muita enrolação, para poder repor as energias e aproveitar bem o dia de compras! Um detalhe que eu amo de lá é a decoração, que foi elaborada pelo Philippe Starck, de quem eu sou uma fã incondicional.

BRASSERIE PRINTEMPS
BRASSERIE PRINTEMPS

Um bistrôt que eu amei de paixão foi o L’Avenue. Ele se localiza na Montaigne, aliás outro lugar perfeito para as compras, e é atualmente o lugar da modinha para um almoço ou jantar descontraído. A comida lá é deliciosa, apesar do cardápio reduzido. Uma coisa bem legal é que as garçonetes são todas lindas e vestem roupas da moda e saltos altíssimos para trabalhar! É uma proposta bem diferente e atrai bastante a atenção dos rapazes que jantam por ali…
Photos of L'Avenue, Paris
This photo of L’Avenue is courtesy of TripAdvisor

Por último, um lugar que precisa ser visitado é o famoso restaurante Le Jules Verne, situado no segundo andar da Torre Eiffel e cuja cozinha é assumida pelo consagradíssimo chef Alain Ducasse, que eu já citei em posts anteriores. Com relação à comida, não há dúvida de que ela é impecável, como todas as dos outros restaurantes do chef, mas o que diferencia este dos outros estabelecimentos por ele liderados, é a vista incrível e única que se tem de Paris do alto da Torre. Essa é uma experiência e tanto, que eu super recomendo!! Mas vale uma ressalva: façam reservas, senão, esqueçam! As filas para reservas neste restaurante chegam a até 3 meses em algumas épocas do ano!!!!

Le Rules Vernes
Le Rules Vernes
Le Jules Vernes vista
Le Jules Vernes vista
TORRE EIFFEL
TORRE EIFFEL

Gente, este foi meu último post por aqui e espero que vocês tenham gostado de ler os posts tanto quanto eu gostei de escrevê-los! Obrigada por tudo e vou sentir saudades disso tudo…

Beijinhos!!

Deixe um comentário

