Verão europeu parte 2, by Tamy

Oi, gente!!

Para continuar com o nosso roteiro do Sul da França, resolvi falar hoje de duas cidades litorâneas deliciosas, que eu gostei bastante. Só uma coisinha…como eu fiz toda a costa de carro, vou ir falando das cidades por onde eu passei em ordem, para facilitar caso alguém acabe indo, porque ai as coisas fazem mais sentido, ok?

A primeira parada depois de Mônaco foi Nice. É uma cidade completamente diferente de Mônaco, por ser mais habitada, ter mais cara de cidade mesmo, sabe? Mônaco parecia ser uma cidade cenográfica, irreal…Então confesso que quando cheguei em Nice fiquei com medo de não gostar, afinal competir com a cidade anterior era uma concorrência totalmente desleal!!! Mas, ainda bem, o lugar superou minhas expectativas! A praia de Nice é paradisíaca!!! A água do Mediterrâneo é azul, azul! Parece até artificial!! Dá gosto de ir à praia e ver aquela água limpinha e translúcida…É daí que a Riviera Francesa ganhou apelidos como “Costa Azul”. Aliás, descobri uma coisa interessante…Muitas pessoas, ao ouvirem o termo “Côte d’Azur”, também usado para designar a região do litoral sul da França, acham que a tradução natural em português seria “Costa Azul”, já que é assim que esta mesma região é chamada no Brasil. Mas a verdade é que isso não fazia muito sentido para mim, porque azul em francês é “bleu”. Aí resolvi perguntar para o pessoal lá o que significava Azur e acabei descobrindo que este é o nome da pedra que fica no fundo do Mediterrâneo e lhe confere sua coloração azul quase turquesa, tão característica. Então, apesar de indiretamente e totalmente por acaso, não estamos tão errados por aqui, certo?? O “Azur” tem realmente tudo a ver com o famoso “azul” do Mediterrâneo!

Praia Nice
Praia Nice
NICE
NICE

Além disso, comi muito bem por ali! Acho que os restaurantes mais legais são o La Terrasse e o Le Chantecler. O primeiro, localiza-se no Hotel Le Meridien, situado na Promenade des Anglais, uma das ruas mais famosas de Nice e é ótimo para um almoço descontraído. É um restaurante localizado no topo deste hotel, com uma vista MARAVILHOSA para o Mediterrâneo. Vamos combinar, que comer de frente pro mar deixa qualquer comida melhor ainda, né? Já o outro, localiza-se no Hotel Negresco, que também se situa na Promenade des Anglais e conta com o renomado chef Jean Denis Rieubland, que tem duas estrelas no Michelin. Este, eu recomendo para o jantar, porque é mais chiquezinho e acho válido fazer reservas, só para não correr o risco de chegar até lá e não conseguir entrar. (Isso é muito chato, eu detesto quando acontece algo assim!)

Le Chantecler
Le Chantecler

Outro lugar imperdível em Nice, no que diz respeito à gastronomia, é a sorveteria Fennochio. Com quase cem sabores (sim, cem!!!) e contando com alguns bem exóticos, por sinal, esta sorveteria encanta crianças e adultos! Eu mesma fiquei maravilhada e não sabia o que escolher!! Acabei tomando um de Nutella com marron glacé delicioso….deu água na boca só de lembrar! O ponto negativo é que, por ser muito famosa e oferecer sorvetes de altíssima qualidade, as filas lá são bem grandes…Mas vale a pena ter paciência, vocês com certeza não vão se arrepender! Só tomem cuidado com os impostores!! Andando por Nice, você encontra várias sorveterias com nomes bem parecidos com “Fennochio”, como “Pinnochio”, para confundir turistas desavisados!! Então, muita atenção para não cair nessa, ok?!

Sorvetes
Sorvetes

Nice é bem pertinho de Cannes, então resolvi passar um dia lá para conhecer a cidade. Amei!!!!! Não é a toa que são lá que ocorrem os famosos festivais de cinema dos quais tanto ouvimos falar por aqui. É uma cidadezinha de praia incrivelmente charmosa e glamourosa. Impossível não gostar! Tem toda a cara dos tapetes vermelhos e de Hollywood! Como só passei o dia, não consegui conhecer a cidade a fundo, mas uma recomendação minha é o restaurante em que eu almocei: Le Vesuvio. É um restaurante italiano bem gostoso, localizado no centro badalado da cidade. É perto dos melhores hotéis e das lojas de grifes internacionais, então nem preciso falar que, por ali, só gente linda, né? E a comida é genial!!! As massas eram uma melhor que a outra, me deu vontade de pedir tudo!! Eu acabei optando por uma massa recheada de ricota, com molho rosé: simplesmente deliciosa! O spaghetti com frutos do mar, para quem gosta, estava bem apetitoso também! Espero poder voltar lá um dia para dar mais dicas para vocês! É um lugar onde vale a pena parar com calma e ficar hospedado, porque é bem encantador…Da próxima vez, não me escapa!! Hahahah

Bom, gente, por hoje é só…Espero que tenham gostado!

Beijinhos!!

Deixe um comentário

